Rabanadas, bolo-rei, coscorões, azevias… todos estes doces, cheios de açúcar, são uma tentação. Principalmente, quando abrirmos exceções no Natal e Ano Novo, mentalizando-nos que podemos comer mais um bocadinho do que o costume. Só que, às vezes, ultrapassamos os nossos limites e…. entramos em exageros!

A verdade é que depois de tantos momentos festivos, o corpo precisa de recuperar e voltar à dieta do dia-a-dia, mais rica em verduras e frutas. Porém, depois de dias a comer doces, gorduras e a beber bebidas com álcool ou refrigerantes, a tarefa de voltar à normalidade pode ser mais difícil do que parece.

Mas atenção: nada está perdido. E, com a chegada do novo ano, sabemos que muitos têm como resolução perder peso ou tornar-se mais fit. Também já estamos conscientes que devemos fazer mais atividade física semanalmente para quebrarmos o ritmo sedentário. Mas sabe como desintoxicar o seu corpo?

Fique a conhecer o melhor detox que pode fazer depois das “exceções festivas” para voltar a equilibrar o seu organismo e sentir-se mais saudável.

agua detox

  1. Água, a salva-vidas

 A água é muito importante para a nossa saúde e, na maioria dos casos, é a ajuda mais valiosa para curarmos qualquer doença. Elemento natural, a água vai ajudar a “limpar” o nosso organismo e é o “reset” perfeito para voltarmos à normalidade. Desta forma, recomenda-se beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia para dar ao corpo aquilo que ele precisa.

Para expulsar todas as toxinas e acordar o metabolismo, fazendo com que a sua “máquina” funcione bem durante todo o dia, beba 1 a 2 copos em jejum todas as manhãs.

Outras formas de detox à base de água:

  • Água morna com limão e gengibre: sabia que água morna, com limão e raspas de gengibre, ajuda o fígado a eliminar as toxinas resultantes da má alimentação e do álcool? É o detox perfeito.
  • Água de coco: a água de coco ajuda a manter o metabolismo saudável e evita a retenção de líquidos.

 

chá detox

  1. Chás, os grandes aliados

Tal como a água, os chás também são a bebida perfeita para darmos ao nosso corpo a tranquilidade que ele precisa. Existem diversos chás para responder àquilo que mais precisamos, mas, depois das festas, recomenda-se beber essencialmente chás diuréticos, como o chá verde, chá de hibisco, hortelã, erva-doce, limão, cidreira, camomila e de maça e canela.

Estes chás ajudam a eliminar o excesso de água e líquidos retidos no organismo, sendo úteis para desinchar e combater a sua retenção. Experimente beber 1 llitro por dia e vai ver o seu corpo a mudar.

legumes detox

  1. Legumes, a limpeza perfeita

 Os legumes são os alimentos ideais para limpar o nosso corpo. Eles devem ser um “must eat” não só quando queremos fazer um detox, mas para nos mantermos sempre saudáveis. Para além disso, eles não têm de ser alimentos “aborrecidos”, pois mesmo que não sejam ultra saborosos, podemos sempre fazer uma boa combinação com vários tipos de legumes e dar mais cor e sabor ao nosso prato.

Comece por comer rúcula ou agrião, que ajudam a vesícula e o fígado a expulsar as toxinas e a facilitar a digestão. Alface, repolho e couve-flor também são alguns dos legumes pelos quais pode optar, pois ajudam a restabelecer o corpo.

Para um detox mais profundo, pode sempre bater a couve no liquidificador com água e consumir o preparado em jejum durante 20 dias.

potássio detox

  1. Potássio, a melhor hidratação

 Sabia que o potássio é uma ótima fonte de hidratação para o nosso corpo? Não só nos devolve a hidratação que perdemos nos últimos dias, como ajuda a combater a retenção de líquidos.

Banana, melão, ameixa, mamão, frutos secos, espinafre, amêndoas e castanhas são alguns dos alimentos ricos em potássio nos quais poderá apostar nos próximos dias.

gengibre detox

  1. Alimentos termogénicos, o melhor incentivo

 Os alimentos termogénicos são um ótimo detox, pois elevam a temperatura corporal e ajudam a acelerar o nosso metabolismo. Gengibre, pimenta vermelha, canela, quinoa, aveia, são alguns exemplos destes alimentos. Opte pelos que mais gostar ou vá fazendo diferentes combinações ao longo das suas refeições da semana. Seja criativo!

  Frutas cítricas detox

  1. Frutas cítricas, a melhor imunidade

E não nos podíamos esquecer das frutas, certo? Principalmente das cítricas, como a laranja, o limão, o abacaxi ou o kiwi. As frutas cítricas, devido ao facto de serem ricas em vitamina C, ajudam a fortalecer as defesas do nosso corpo, reforçando a nossa imunidade, e ajudam-no também a aumentar a absorção de ferro.

Para além disso, como são à base de água, ajudam a melhorar a hidratação do organismo. Para maior eficácia, consuma-as ao natural ou, em alternativa, aposte em sumos ou batidos.