Tem inveja das pessoas madrugadoras, que parecem ter sempre tempo para tudo? Quer sentir-se em forma assim que se levanta, queimar calorias durante o dia e dormir como um bebé a noite inteira?

Não há dúvidas: levantar cedo traz benefícios ao nosso corpo, mente, rotina de trabalho e até aos nossos bolsos. Abaixo, explicamos-lhe os principais benefícios que levantar cedo lhe pode trazer.

Os vencedores não se deixam dormir

Ao acordar, em vez de se virar na cama e pensar “só mais cinco minutos”, pense antes “se quero triunfar hoje, devia levantar-me e despachar-me a terminar o que ficou pendente ontem”. E até pode acrescentar “vou aproveitar e beber um bom café a acompanhar com o meu chocolate preferido”, para o caso de precisar de um mimo extra e de mais energia.

O exercício físico tem mais efeito

Um estudo da Universidade de Bangor, no Reino Unido, demonstrou que de manhã o nosso metabolismo está mais ativo, pelo que esta é a melhor altura para fazer desporto para quem quer perder peso. E, mesmo que não queira, pode sempre treinar ao fim da tarde e aproveitar as manhãs livres para outra coisa que precise de fazer. De qualquer forma, vai ver que fazer exercício de manhã bem cedo ajuda-o a sentir-se mais positivo e feliz ao longo do dia.

Dorme melhor à noite

O nosso corpo está programado para dormir à noite, devido à hormona da melatonina que a nossa glândula pituitária segrega. É aproximadamente entre a meia-noite e as sete da manhã que a sua produção atinge o nível máximo, o que torna o nosso organismo mais lento, reduz a nossa capacidade de concentração… e nos ajuda a dormir melhor. O melhor é seguir este relógio natural.

Ficamos com uma pele melhor

A pele renova-se durante a noite. Atrasar a hora de ir para a cama ou não dormir o suficiente por noite provoca manchas, rugas, olheiras e perda de firmeza na pele. Além disso, ao aproveitar para pôr um bom creme facial antes de se deitar, vai acordar com uma pele melhor na manhã seguinte.

A alimentação também melhora

Ao acordar cedo tem mais tempo para desfrutar de um pequeno-almoço completo e nutritivo que contenha vitaminas, proteínas, carbohidratos e tudo o mais a que tem direito. Está provado que as pessoas que se levantam logo da cama ao ouvir o despertador e têm tempo para tomar um bom pequeno-almoço queimam mais cerca de 250 calorias ao longo do dia, pelo que esta é uma boa técnica a adotar se estiver a pensar em perder peso.

Fica com mais tempo para si

Ao deitar às horas certas, pode ser que até precise de dormir menos horas para ter um sono profundo e reparador e se levantar fresco e descansado. Além disso, vai poder dedicar a parte da tarde aos seus passatempos ou a estar com amigos e terá uma melhor produtividade no trabalho. Ao ter mais tempo para tudo, fará as coisas com muita mais tranquilidade e muito melhor.

Melhore o seu sistema imunitário

A exposição aos raios solares matinais ativa a sua produção celular e regenera o seu sistema imunitário. Experimente, verá logo diferenças!

Consegue concentrar-se melhor

Se trabalhar durante a manhã, estará mais concentrado, alerta para os detalhes, poderá detetar melhor algum erro que surja, encontrará mais depressa solução para os problemas e será mais produtivo. Além disso, também vai conseguir ganhar mais tempo ao terminar as tarefas mais depressa, além de conseguir ser mais criativo e produzir trabalho de melhor qualidade.

Será mais feliz

Ter mais tempo para si, conseguir concluir com êxito as tarefas que tem em mãos, tornar-se mais independente, ter um melhor físico e uma saúde melhor… tudo isto é possível, desde que madrugue! Resultado: será mais feliz, o que, por si só, lhe vai motivar a querer manter esta rotina.