A sexta-feira mais negra do ano está a chegar. É já no próximo dia 29 de novembro que regressa a Black Friday, um dia marcado por grandes correrias às lojas, em busca dos melhores descontos nos produtos que há tanto tempo se quer comprar. Um dilema? Uma oportunidade? A Black Friday nem sempre é um dos dias mais aguardados do ano, pois envolve um misto de sentimentos que variam entre a loucura e a satisfação. Mas sabe realmente como tudo começou?

A Black Friday ou “sexta-feira negra” faz parte da tradição norte-americana e ocorre sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. A verdade é que este termo já está enraizado na história dos EUA desde o século XIX, quando dois norte-americanos conseguiram distorcer o mercado do ouro, fazendo com que o seu preço caísse abruptamente e criando o pânico entre os bolsistas de Wall Street. Este dia ficou conhecido a Black Friday de 24 de setembro de 1869, o dia em que muitos investidores ficaram na falência. Para além disso, o termo “Black Friday” também estava ligado à rentabilidade dos retalhistas, uma vez que era a preto que registavam os seus lucros, enquanto os prejuízos eram assinalados a vermelho.

Como também temos vindo a assistir ao longo dos últimos anos, a Black Friday tem-se vindo a tornar cada vez menos um dia só. Muitas das marcas começam a atrair os clientes com pré-vendas na segunda-feira que antecede a sexta-feira negra, e muitas das vezes, prolongam os descontos durante todo o fim-de-semana.

Como queremos que desfrute ao máximo deste dia e queremos que faça as compras certas, sem esvaziar a sua carteira ou pedir um crédito extra, deixamos-lhe alguns conselhos muito práticos.

Mas não se esqueça: não perca a cabeça!

  1. Fazer uma lista de compras

Se costuma fazer as listinhas de supermercado, então já sabe do que estamos a falar. Uma boa organização e planeamento sempre funcionaram bem e, para este dia, são elementos-chave que devemos ter em conta.

A estratégia passa por definir bem aquilo que queremos – e podemos – comprar. Precisamos de uma televisão nova? Vamos ter um evento na empresa e temos que comprar um fato corporativo? São estas as perguntas que devemos fazer para elaborarmos a nossa check-list.

 

New call-to-action

 

  1. Pesquisar com antecedência

Apesar de serem as mulheres aquelas que mais pesquisam nos sites online das marcas, para este dia é fundamental uma boa preparação, que começa numa pesquisa aprofundada. Deve procurar os produtos que mais deseja em várias lojas para comparar preços. No fim, guarde as páginas de pesquisa para não se esquecer onde viu aquela promoção.

 

New call-to-action

 

  1. Estabelecer um plano (para garantir que alcança o que pretende)

Este é o verdadeiro plano de fuga à confusão e à loucura que este dia pode trazer. Por isso, é fundamental assegurar todos os pormenores sobre a loja, como a morada, horários e o caminho mais rápido para lá chegar. E se podermos contar com amigos, então será mais fácil dividir tarefas eficazmente, de forma a garantir que chegamos a tempo ao sítio certo e trazemos na mão o produto que tanto queríamos, com aquele grande desconto!

 

New call-to-action