Quando se fala na manutenção do carro, pensamos logo em serviços muito técnicos que fazem com que uma visita ao mecânico seja inevitável e uma despesa extra associada. Mas a verdade é que com alguns cuidados simples e rápidos podemos poupar nos custos de manutenção sem comprometer a segurança e sem tirar o carro da garagem!

 

Sugerimos aqui onze práticas para seguir no dia-a-dia:

 

1- Não faça grandes acelerações pouco depois de ligar o carro. No início do seu percurso o motor ainda pode estar frio e não convém puxar por ele.

2- Do pedal do acelerador passamos para o da embraiagem. Muitas pessoas estão sempre a carregar no pedal da embraiagem, quando não é necessário, e acabam por desgastá-la.

3- Preste atenção aos consumos. Uma condução suave ajuda não só a poupar combustível, como a prolongar o tempo de vida do veículo.

4- E já que falamos de combustível, não conduza recorrentemente com o depósito na reserva. Esta situação pode acabar por criar resíduos prejudiciais ao motor. Quando abastecer, se tiver oportunidade, escolha o combustível com aditivos, é a melhor opção para o seu carro.

5- Opte pela sombra. Se não tiver uma garagem, que seria o ideal para proteger o seu carro, procure uma zona mais protegida. Desta forma, a pintura do seu carro não vai ficar tão desgastada e quando regressar ao interior do carro não vai estar tão quente.

6- Não é só numa viagem mais longa que deve verificar os pneus do carro. Assim que começar a tomar atenção aos pneus de forma regular, vai detetar mais rapidamente o surgimento de rachas ou bolhas, ou até mesmo verificar se estão mais vazios. Se não souber a pressão ideal, tem um autocolante com indicações no pilar do veículo junto ao banco do condutor.

7- A caixa de mudanças não é uma dor de cabeça. Caso não tenha um carro com caixa automática, deve adequar a colocação de mudanças mais baixas ou mais altas à velocidade a que se encontra.

8- Esteja atento aos níveis de óleo e mude assim que seja necessário. Para ser mais fácil e prático, tenha no seu carro uma garrafa pequena do óleo mais indicado para o seu carro e poderá usá-la sempre que necessário.

9- Verifique o nível de água do radiador. A falta de água no radiador pode ser o fim para o motor do seu carro. Sempre que se deslocar a uma estação de serviço, aproveite e verifique a água do radiador.

10- Mantenha o seu carro sempre num brinco! Para ser mais fácil, marque um dia da semana para fazer as limpezas. Recolha o lixo, passe um pano pelo tablier e, se for necessário, aspire os tapetes.

11- Não conta só o interior. O exterior do seu carro também é muito importante, lave-o frequentemente para que a pintura não fique com manchas. O seu veículo vai estar sempre bonito e com aspeto de carro novo.

 

Passe a incluir estas dicas na sua rotina, de forma a preservar o seu carro e mantê-lo como novo. Para além de ajudar a manter a segurança do carro, vão ajudá-lo a poupar alguns euros ao final do ano!