Tem suores frios só de pensar em ir ao supermercado? Acaba por gastar sempre muito mais do que tinha planeado? Passa imenso tempo a olhar para o frigorífico e a inventar formas de aproveitar o que lá tem para não ser obrigado a ir às compras? Compreendemos como se sente. Mas prometemos que se seguir as dicas que lhe damos abaixo, as compras semanais vão deixar de ser uma dor de cabeça.

 

Dicas para as suas compras semanais

 

Faça uma lista do que vai comprar

A melhor forma de não se deixar deslumbrar pelas luzes, as embalagens coloridas e as prateleiras e mais prateleiras que chamam por si é ter muito claro, na sua mente e numa folha de papel, aquilo de que realmente precisa. Antes de sair de casa, abra o frigorífico e os armários e veja o que lhe falta. Aponte tudo num papel e, quando chegar ao supermercado, vá diretamente à procura dessas coisas. Se já conhecer o supermercado, melhor ainda: ordene a lista pelos corredores de produtos, porque assim fará as compras de forma mais rápida e eficaz e será mais fácil manter-se dentro do que tinha estipulado. Não se deixe perder em passeios pelo meio dos corredores, porque isso só o fará comprar guloseimas e outras coisas desnecessárias que lhe farão tanto mal à celulite como à carteira.

Opte pelas marcas brancas

Todos sabemos de cor alguns slogans de algumas das marcas mais conhecidas e mais populares em Portugal. Estamos habituados aos produtos delas, seja porque já crescemos com eles, seja pelas magníficas campanhas de publicidade e marketing que depressa os tornam presença obrigatória nas despensas de todos nós. Mas será que as marcas brancas, as marcas criadas pelos próprios supermercados e que já incluem praticamente todas as tipologias de produtos possíveis, não serão um melhor negócio? Estas marcas são mais baratas precisamente por serem as marcas desses mesmos supermercados – por exemplo, não vai conseguir encontrar iogurtes Pingo Doce no Lidl –, mas, ao contrário do que muito se pensa, não são inferiores em qualidade. Por isso, a menos que seja o maior fã do mundo de um produto específico de uma determinada marca e não se imaginar a usar qualquer outra, tente optar por alternativas mais amigas da sua carteira.

Não vá às compras com crianças

A menos que não tenha mesmo com quem os deixar, evite ao máximo levar os seus filhos às compras consigo, especialmente se estiverem numa idade em que já saibam exigir um determinado brinquedo ou guloseima. Todos sabemos quão difícil é resistir às lamúrias e aos olhinhos chorosos deles, por isso não os levar consigo, é a melhor forma de evitar comprar coisas que não estavam na lista.

Tente ir às compras com tempo

Todos temos dias em que damos um salto ao supermercado com a maior pressa do mundo só para comprar um ou outro ingrediente que nos falta para a receita do jantar. Mas, nas restantes vezes, o melhor é sempre tentar ir com tempo suficiente para comparar preços, ler os rótulos dos produtos, verificar bem as datas de validade e as condições da embalagem e poder escolher o melhor produto. Talvez tenha colocado na lista comprar o arroz da marca X mas, comparando devidamente, pode vir a perceber que sai mais barato comprar a marca Y, que, ainda para mais, oferece mais benefícios para a sua saúde.

Não vá às compras com fome

Não, não precisa realmente de comprar esse chocolate que está a sorrir para si da prateleira. E não, não vai realmente conseguir comer cinco croissants sozinho. E acredita mesmo que esse pacote de batatas fritas é uma questão de vida ou de morte? Não é. Quando vamos às compras com fome, o nosso cérebro passa todo o caminho entre a porta de entrada e as caixas de pagamento a focar-se nos doces e outros alimentos que nos podem saciar o estômago, que ronca em desespero. A solução? Antes de sair de casa para ir às compras, coma um snack. Assim, vai ser mais fácil cingir-se a comprar o que está na lista.

Estas são apenas algumas dicas que a Comunidade Schindler reuniu para si, mas cada pessoa desenvolve os seus próprios métodos para conseguir fazer compras eficazes e baratas. Conte-nos algum dos seus métodos que não esteja na lista!