Se está interessado em alugar um carro, é bom que tenha atenção a alguns aspetos. Se seguir estes conselhos, ainda vai acabar a poupar dinheiro!

 

Conselhos para um aluguer automóvel barato

 

Na hora de alugar um carro, há vários aspetos a ter em conta para tirar o melhor partido do seu dinheiro.

Em primeiro lugar, há que nunca descurar a segurança. É importante adquirir um seguro para poder ir de viagem descansado. Gastar um pouco mais neste aspeto pode vir a ser inestimável, embora seja um dos pontos a que menos atenção se dá na altura de fazer a reserva e aluguer do carro.

Segundo, para garantir um aluguer seguro, recomendamos que veja os comentários e críticas às companhias e sites para que não venha a ter surpresas desagradáveis. Ainda que hoje em dia haja cada vez mais empresas e sites de reservas no mercado, isso não é, por isso só, garantia de qualidade. Tome atenção!

 

  • Compare preços em várias empresas e sites

 

A primeira pergunta que deve fazer quando pensa em alugar um carro barato é “do que é que realmente preciso?”. A partir daí, tem de perceber qual é o veículo que melhor se adequa às suas necessidades. Talvez não tenha ideia, mas muitas pessoas gastam bem mais do que precisam a alugar um carro porque não fazem uma análise cuidada das opções disponíveis. É fundamental que faça comparações nas modalidades de pagamento, prestações e condições oferecidas para cada carro.

 

  • Reserve com antecedência

 

Se o fizer com antecedência suficiente até pode conseguir poupar dinheiro ao alugar um carro, porque não haverá tanta procura nessa altura. Isto pode ser muito importante quando viajar para grandes pontos turísticos e, para que resulte, é essencial ter à mão o mapa de férias atualizado e tratar do aluguer do carro assim que comprar as viagens. Se o período entre a chegada ao local de destino e o levantamento do carro for muito longo, é melhor ligar à empresa de aluguer para evitar mal-entendidos e complicações. Outra forma de conseguir poupar dinheiro é planear o levantamento e a entrega do carro no próprio aeroporto.

 

  • Certifique-se de que a companhia onde vai alugar cumpre todos os requisitos

 

O surgimento de tantas companhias de aluguer automóvel low cost tem contribuído para a baixa generalizada de preços neste mercado, mas também tem dado origem a muitas complicações. Por exemplo, limitando as ofertas ao cumprimento de determinados requisitos que, na prática, são impossíveis de cumprir. São muito comuns as opiniões negativas de quem adere ao aluguer de automóveis e muitas das queixas são precisamente por este motivo. Algumas formas de evitar os gastos desnecessários das próximas vezes que precisar do serviço será alugando carros com seguros contra todos os riscos e sem limite de quilómetros. Desta forma, assegura que consegue o carro ao melhor preço possível.

 

  • Alugue por um período mínimo de 3 dias

 

Quando alugar um carro, tenha em conta que as diferenças de preços pouco ou nada se notam no primeiro ou segundo dia. Na maioria dos casos, para conseguir poupar em relação a outras companhias ou sites terá de alugar por, pelo menos, 3 dias. Deste modo, perceberá melhor a diferença entre os preços propostos pelas empresas e sites e os preços reais que vai pagar.

 

  • Entregue o carro com o mesmo combustível do levantamento

 

As políticas de combustível das empresas podem levá-lo a pagar uma sobretaxa… desnecessária. Para evitá-la, a melhor coisa a fazer é optar pela política de entregar o carro com a mesma quantidade de combustível no depósito de quando fez o levantamento. Um problema com que muitos utilizadores se deparam no caso de optarem pela política de depósito cheio/vazio é que a empresa de aluguer vai calcular o custo do preenchimento do depósito. O que geralmente acontece é que o posto de combustível onde a empresa abastece pratica preços mais altos que aquele que os utilizadores poderiam escolher, daí o valor mais elevado que cobram no final do aluguer. Para não arriscar, fique a saber que, perto dos aeroportos, há postos baratos onde pode abastecer e poupar.  

 

  • Certifique-se bem de onde vai levantar e entregar a viatura

 

Cada viagem tem as suas características e quando fizer a comparação do aluguer de automóveis, o melhor é verificar sempre os pontos de levantamento e entrega das viaturas que estão disponíveis. Essa flexibilidade pode servir, a longo prazo, para economizar dinheiro. As opiniões do aluguer de carros indicam que esse aspeto não deve ser desdenhado.