Aaah… o fim das aulas, o arranque das férias de verão… e agora? Os seus filhos têm mais de dois meses por ocupar e não quer que passem todos os dias no sofá a jogar consola ou a ver televisão, pois não? A pensar no seu bem-estar e no deles, a Comunidade Schindler apresenta-lhe algumas excelentes alternativas para ocupar as crianças durante a pausa nas aulas.

Campos de Férias

Dias quentes, noites longas e muita energia por esgotar. A solução? Uma semana, uma quinzena ou quem sabe mais tempo num campo de férias onde os miúdos possam dar largas à criatividade, fazer amizades para a vida e experienciar um contacto mais próximo com a natureza!

Do norte ao sul do país, há uma série de campos de atividades mais ou menos radicais, mais adequados a crianças pequenas ou mais dirigidos a adolescentes, a funcionarem apenas metade do dia ou os dias inteiros, em zonas mais ou menos rurais, onde os seus filhos podem divertir-se com atividades giras, dinâmicas e enriquecedoras. Esta é uma ótima opção para os miúdos poderem formar novas amizades, desenvolver um conjunto de competências sociais e culturais, aperfeiçoar talentos, assumir uma maior responsabilidade e estar mais perto da natureza. Ah, e claro, vão ganhar espírito de equipa e companheirismo!

Parques de Diversão Aquáticos

Se o seu filho adora praia e piscina, mas se cansa de muitos dias seguidos neles, que tal surpreendê-los com… uma ida a um parque aquático? A maioria fica na região do Algarve, mas há outras opções espalhadas pelo país. Alguns com escorregas mais radicais que outros, mas todos abertos à família completa, são a promessa de um dia em cheio, recheado de adrenalina e muitos sorrisos.

Ateliês e Museus

Atualmente, existem ateliês e museus com atividades de verão para crianças de quase todas as idades e definitivamente para todos os gostos: para as que gostam mais de música, dança, teatro, artes no geral, ciência, desporto e línguas, informática, agricultura, entre muitas mais opções!

Seja qual for o hobby preferido dos seus filhos, há certamente um ateliê à medida deles e um museu relativamente perto que os possa acolher e permitir-lhes aprender enquanto se divertem! Muitos ateliês são promovidos pelas próprias Juntas de Freguesia e Municípios, requerendo para isso inscrições prévias, mas podem ser uma boa opção por ficarem mais perto de sua casa.

A maioria das vezes, as atividades nos ateliês e museus funcionam apenas durante o dia ou de uma parte do dia, pelo que poderá ir buscar os seus filhos ao sair do trabalho e ouvir todas as histórias e aventuras que terão para lhe contar depois de uma sessão de “mãos à obra”.

Clubes Desportivos

O seu filho sempre quis aprender a surfar? Ou a praticar vela? Ou a montar a cavalo? Há um sem-número de experiências que ele lhe pode pedir para ter e às quais, durante a época das aulas, devido aos horários mais restritos, se torna mais difícil de dar resposta. A boa notícia? Durante as férias grandes, há tempo mais do que suficiente para experimentar tudo isso e muito mais!

Os clubes náuticos abrem muitas vezes atividades especiais para os mais novos durante o verão, bem como as escolas de equitação ou os clubes dos mais diversos desportos. Com monitores preparados para lidar com crianças de diversas idades, vão ensinar-lhes as competências básicas para poderem passar da teoria à prática numa série de atividades durante o tempo em que durar o programa proposto.

Com preços mais ou menos acessíveis, os clubes estão disponíveis um pouco por todo o país e alguns apresentam descontos para quem se inscrever com irmãos ou amigos e para quem já tenha familiares como sócios. Se está dentro deste perfil, aproveite as promoções que pode ter à sua disposição!