Nostalgia, tempo frio, lareiras, doces e tradições. Uma das alturas mais aguardadas do ano está a chegar. Em cada rua, já se começam a ver as luzes brilhantes e os enfeites pendurados nas árvores, enquanto os primeiros presépios começam a aparecer. O Natal é uma das épocas festivas do ano mais desejadas pelas pessoas e, a menos de dois meses, há quem já esteja a pensar em todos os preparativos para os dois dias em família.

Porém, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, e, apesar do Natal ser comemorado em muitos países por todo o mundo, cada pessoa celebra-o da forma que mais deseja. Se, por um lado, existem pessoas que aproveitam estas datas para reunir a sua família e celebrar à mesa com o típico bacalhau com grão e “roupa velha”, por outro lado, há quem já tenha posto de parte a tradição e tenha embarcado numa autêntica aventura natalícia.

Apesar de dias 24 e 25 de dezembro calharem este ano a uma terça e quarta-feira, respetivamente, esta é uma altura em que muitos aproveitam para gastar os seus últimos dias de férias do ano para fazer algo diferente – principalmente, com a passagem de ano à vista. Seja de mochila às costas, num país vizinho, ou em casa, à mesa com a família, o Natal adquire muitas cores e significados, e são as diferentes formas de o celebrar que enriquecem estes últimos dias da tradição cristã.

Para quem está a pensar numa escapadela natalícia e em comemorar o Natal este ano de forma diferente, aproveitando para passear e conhecer a diversidade de eventos e celebrações que estes dias trazem, damos-lhe a conhecer alguns dos melhores refúgios onde o espírito natalício não o vai deixar indiferente!

noruega

  1. Tromsø, Noruega

Para os amantes de neve, que sonham com um Natal branquinho, é na Noruega que vão querer passar estes dias. Embora seja uma cidade muito fria e imersa na escuridão de Inverno, Tromsø ganha vida no mês de dezembro.

Os cânticos natalícios ou os mercados de rua são duas das grandes tradições que marcam o Natal nesta região, mas o ponto alto desta visita está na possibilidade de se poder observar a Aurora Boreal. Como escurece totalmente nesta região do Círculo Polar Ártico, é possível assistir-se a este fenómeno ao fim do dia, entre as 6h e a meia-noite. E, para terminar em grande, não se pode ir embora sem experimentar as bolachas tradicionais de gengibre: as ingefærnøtter.

Pode voar diretamente de Lisboa para Tromsø pela TAP.

 

praga

  1. Praga, República Checa

Com uma arquitetura gótica e barroca, Praga é uma das cidades mais in para celebrar o Natal. Para quem gosta de passear pelas ruas e ir-se deliciando com as decorações e as árvores de Natal, Praga é o destino ideal.

Na Praça da Cidade Velha ou na Praça Venceslau, é também possível ter uma verdadeira experiência gastronómica natalícia: os mercados de Natal, com luzes e cores brilhantes, oferecem doces regionais, bebidas quentes e presentes singulares para todos os gostos. Para terminar o Natal em grande, pode sempre assistir a um espetáculo de ópera ou ballet na Ópera Estatal ou no Teatro Nacional de Praga.

A TAP, Vueling ou Air France são algumas das alternativas para voar para Praga.

 

Castleston

  1. Castleston, Reino Unido

Castleton é uma encantadora aldeia inglesa, onde as ruas repletas de árvores e luzes natalícias combinam na perfeição com os traços arquitetónicos dos edifícios. Ao sair à rua é presenteado com um cenário acolhedor, onde a magia ganha vida. As lojas enchem-se de pessoas locais e começam a surgir eventos temáticos e até concursos de rua, incluindo workshops de artesanato e jogos para as crianças.

Para além disso, é nesta altura que é possível assistir aos hinos natalícios à luz das velas na Peak Cavern, uma das grutas da cidade. Esta é uma das tradições mais antigas da cidade, em que é convidada uma banda para interpretar cada hino. E para rematar, não pode deixar de provar o vinho quente e as “mince pies”, as famosas empadas doces de carne picada.

Castleton não tem aeroporto, mas pode sempre voar para Manchester ou outros aeroportos na periferia.

 

Lapónia

 

  1. Lapónia, Finlândia

É na Lapónia que é possível viver a verdadeira experiência imersiva de Natal. Conhecida como a “Terra do Pai Natal”, a Lapónia é uma aldeia que fica a norte da Finlândia, onde a época natalícia perdura o ano inteiro.

Caracterizada por casas cobertas de neve e pelas luzes brilhantes que tornam a região acolhedora, na Lapónia é possível fazer a visita à Casa do Pai Natal, como também fazer ski, passear com huskies, fazer um safari com renas ou visitar os longos lagos e florestas.

E para se sentir verdadeiramente na pele do Pai Natal, experimente ir à sauna seca e mergulhar de seguida nas águas geladas para ganhar maior vitalidade e saúde.

Para viajar até à Lapónia, pode apanhar um voo até Rovamieni, a sua capital.