“Meu Querido Mês de Agosto

Por ti levo o ano inteiro a sonhar

Trago sorrisos no rosto

Porque sei que vou voltar

Por ti levo o ano inteiro a sonhar

Trago sorrisos no rosto

E trago Deus para me ajudar”

Este refrão de uma famosa canção popular portuguesa, “Meu querido mês de agosto”, de Dino Meira, traduz na perfeição o espírito que invade a grande maioria dos portugueses durante o oitavo mês do ano. Em agosto, todas as terras e terriolas do país se adornam de enfeites para receber os familiares da cidade que vêm passar férias ao campo ou os emigrantes que regressam às origens para matar saudades de quem mais amam.

De Norte a Sul de Portugal, não faltam festas e arraiais com atuações dos principais nomes da música pimba, com comes-e-bebes e com muita dança e farra noite fora. Se, como nós, também passa o ano inteiro à espera de agosto e este ano quer experimentar uma festa a que ainda não tenha ido, veja o roteiro que elaborámos em baixo e ponha-se a caminho!

 

Festival da Sardinha de Portimão – 7 a 11 de agosto

Este festival é um clássico que todos os anos reúne, na cidade algarvia e capital da sardinha, milhares de amantes deste peixe. Aqui a sardinha é a rainha da festa, acompanhada por música, artesanato e muita animação, além das atuações dos artistas nacionais que vão passar pelo palco do Festival da Sardinha todas as noites, incluindo os Amor Electro (a abrir a festa, já amanhã), Bárbara Bandeira (8/8), Marco Rodrigues (9/8), C4Pedro (10/8) e, a fechar, os Expensive Soul (11/8). A entrada no festival, que abre às 18h00 e fecha às 01h00, é livre.

Além das atuações musicais, durante os cinco dias de festa na baixa da cidade, entre a Alameda da Praça da República e a Zona Ribeirinha, será ainda animada por artistas e associações culturais locais.

Feira de São Mateus em Viseu – 8 de agosto a 15 de setembro

Uma das feiras mais populares e também de maior duração do país é a Feira de São Mateus. Acontece todos os anos em Viseu, sendo que a edição de 2019 é a 627ª do certame e dura de 8 de agosto a 15 de setembro.

Na noite de inauguração, quinta-feira, o palco é dos viseenses Mara Pedro e o “O Galo Cant’às Duas”, depois do espetáculo de fogo-de-artifício e fogo-preso. Nos dias seguintes, passam pelo palco diversos nomes da música nacional e internacional, como Carolina Deslandes, Marisa, Bárbara Bandeira, Ludmilla, Richie Campbell, Natiruts, Fernando Daniel ou Gipsy Kings, entre outros.

São ainda destaques as novas esplanadas dos pavilhões das farturas, uma nova roda gigante, os primeiros Noivos de São Mateus, 90 novos stands e um projeto de luz decorativa original que homenageia o tema da gastronomia beirã. A feira irá, também à semelhança de edições anteriores, continuar a sua busca pela redução da utilização de plástico, em prol do meio ambiente.

Festas do Barreiro – 9 a 18 de agosto

A Nossa Senhora do Rosário é a padroeira das Festas do Barreiro, que todos os anos animam este concelho da região de Setúbal. A edição deste ano acontece de 9 a 18, é de entrada livre e vai contar com concertos de David Carreira, Calema, Moonspell, Bárbara Bandeira, Emanuel, Cuca Roseta, Jimmy P, Chico Moreno, entre outros.

Tal como outras festas semelhantes, também aqui haverá bancas e quiosques com comida, bebida e produtos de artesanato, sendo o objetivo principal sempre o de oferecer diversão a todos os que queiram passar um bom bocado junto de família e amigos.

Feira dos Frutos das Caldas da Rainha – 16 a 25 de agosto

A Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura, que reúne os “mais e melhores frutos e hortícolas portugueses”, está de regresso ao Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, para a sua 29ª edição, este ano de 16 a 25 de agosto. O passe para os 10 dias de festival custa 12€ e dá entrada para os concertos que todas as noites vão animar o público, de onde se destacam Jorge Palma (16/8), Bárbara Bandeira (17/8), Canções da Maria e André Sardet (18/8), Banda Comércio e Indústria com Ana Bacalhau (19/8), Tatanka (20/8), Wet Bed Gang (21/8), João Pedro Pais (22/8), Blaya (23/8), Raquel Tavares (24/8) e, a fechar, Rui Veloso (25/8).

Este ano, quem comprou o bilhete na Internet vai receber, no evento, uma Ecobox, um vaso biodegradável com sementes de árvore e substrato florestal fertilizado para que possa plantar uma nova árvore. É fabricado com 100% de fibras vegetais e altamente permeável, para permitir o crescimento das raízes.

Feira de São Bernardo em Alcobaça – 20 a 25 de agosto

Bárbara Bandeira, David Fonseca, Cuca Roseta, Plastic People, Valas e Áurea são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira de São Bernardo – Festas da Cidade de Alcobaça, que vão ter lugar entre 20 e 25 de agosto.

Além dos espetáculos musicais, a feira, cujo tema este ano é “ARTES ao vivo”, vai dar palco a artistas e artesãos que mostrarão os seus produtos a todos os visitantes, desde cerâmicas a cestaria, renda de bilros, fotografia e escultura, entre outras. Vai existir até um espaço para desenvolvimento de oficinas onde o público poderá interagir com os artesãos e com os artistas.

A feira vai contar ainda com carrosséis e outros divertimentos para crianças, exposições de animais, a 20ª edição do Alcobaça Equestre e a 28ª do Circuito de Ciclismo de São Bernardo, entre muitas outras atividades.

Festa de Agosto em Grândola – 22 a 26 de agosto

Em Grândola, os ânimos aquecem e os pés ganham vontade de dançar entre 22 e 26 de agosto, altura em que regressa a edição deste ano da Festa de agosto. Pelo palco principal da festa vão passar grandes nomes adorados pelo público, como David Carreira (22/8), os Dynamic Duo, Mastiksoul e o DJ Wilson Honrado (que dividem o palco na noite de 23/8), Miguel Ângelo (dos “Delfim” e “Resistente”) com a banda da Sociedade Musical Grandolense (24/8), Blaya (25/8) e, a fechar a edição deste ano, uma das mais icónicas bandas portuguesas, os Xutos e Pontapés (26/8).