Já entrámos em contagem decrescente para uma das alturas mais especiais do ano. Prendas, consoada, lareira, bolo-rei, “Sozinho em Casa”… está oficialmente aberta a época do Natal. Agora que a Black Friday e a Cyber Monday nos deram tréguas, é a vez de tratarmos dos preparativos para os dias natalícios, sem esquecer de fazer a árvore de natal e o presépio, que já podem começar a ser desempacotados e retirados da arrecadação.

Para além da corrida às prendas para os amigos e família e de toda a ementa para a consoada, que estão na to do list das próximas semanas, é também nesta época que os restaurantes começam a ficar cheios de reservas para os jantares de Natal. Sabemos perfeitamente que nesta altura é quase impossível ir jantar fora sem marcar com imensa antecedência, principalmente quando o nosso grupo de amigos e família é grande e implica mobilizar todos os esforços do restaurante.

Por isso – e para que tenha jantares natalícios mais relaxados, despreocupados – partilhamos consigo algumas sugestões para reunir amigos e familiares à mesa, de forma criativa e divertida, sem ter de perder tempo à procura de um restaurante com vaga ou até a convencer os mais “difíceis” a sair de casa.

  1. Jantar de Amigo Secreto

Torna-se quase impossível falar de Natal sem falar do “amigo secreto”, certo? Este é daqueles rituais que são sempre sinónimo de diversão, boa energia e muitos risos. Há quem seja mais criativo, há quem seja mais detalhado e escolha o presente perfeito para aquela pessoa tão especial. Ou, ainda, há quem não faça ideia da pessoa que lhe calhou, especialmente se juntarmos vários grupos de amigos.

No entanto, os jantares de amigo secreto trazem sempre a boa energia do Natal e são recomendáveis. Para além disso, são uma ótima forma de poupar dinheiro, pois em vez de estarmos a distribuir prendas por todos os amigos ou família, acabamos apenas por dar uma em cada grupo.

Para planear o seu jantar, não se esqueça de fazer o sorteio aleatório do amigo secreto e, desta vez, poupe também no papel. Faça tudo online e evite ter que se reunir antes com as pessoas para tirar os papelinhos. “Amigo Secreto Online” e “Secret Santa” são alguns dos sites que pode usar.

 

  1. Elephant White Party

Para quem gosta mesmo de jantares com troca de prendas secretas, o amigo secreto não é a única opção. Muito utilizado nos Estados Unidos e no Canadá, o conceito da “Elephant White” deriva do jogo do amigo secreto, mas aqui os jogadores podem “roubar” presentes de outros jogadores. Os presentes são geralmente baratos, engraçados ou itens usados e os jogadores não sabem de quem é o presente, escolhendo com base nos embrulhos ou dimensão. O termo “elefante branco” refere-se ao presente cujo custo excede a sua utilidade.

Se quer passar a noite toda a rir, esta é uma excelente opção para um jantar entre amigos!

 

  1. Jogos de tabuleiro

Quem nunca jogou Trivial Pursuit? Ou Party & Co? Ou mesmo o típico “Quem é Quem”?. Jogos de tabuleiro são sempre uma forma de pormos toda a família em movimento e até de podermos resolver desafios em equipas. Desde mímica, desenho a verdadeiros testes aos nossos conhecimentos, há jogos para todas as idades e feitios, e este é sempre um ótimo plano para depois do jantar, com um café, chá e bolos caseiros à mistura.

 

  1. Jantar temático

E porque não transformar o seu jantar ainda mais natalício? Para isso, basta levar à letra todo o conceito de Natal e pedir aos seus convidados para virem vestidos a rigor, trazendo uma camisola natalícia com renas ou o habitual gorro de Pai Natal.

Para além disso, pode sempre decorar a sua mesa com bolas e toalhas douradas, velas e pôr a tocar todos os clássicos natalícios, como o “All I want for Christmas”. Experimente!

 

  1. Maratona de filmes

Esta é uma ideia que funciona sempre, principalmente para os convidados que gostam de sair da mesa e ir direitinhos ao sofá. Se quer atrair os seus amigos e família para um serão apetecível, reúna os filmes mais natalícios, desde os clássicos aos mais recentes, e carregue no play. Ninguém vai querer parar!

 

  1. Karaoke

Ao contrário da sugestão anterior, esta é para os mais ousados. Se quer tornar o seu jantar verdadeiramente divertido, é o karaoke que vai fazer a noite durar. Seja através de jogos para a consola, como o SingStar, ou de vídeos do YouTube, ponha a música a dar e desafie os seus convidados a mostrar os seus dotes. E não se esqueça de fazer uma playlist totalmente dedicada ao Natal, onde grandes êxitos como “Santa Claus is Coming to Town” não podem ficar de fora.