O ano está quase a terminar e, por entre tantas comemorações natalícias e preparativos para a passagem de ano, torna-se um verdadeiro desafio pararmos para pensar nos nossos grandes desejos do próximo ano.

Viajar? Mudar de casa? Mudar de trabalho? Mesmo que 2019 tenha corrido bem, com muitas metas cumpridas, abrem-se novos horizontes com a chegada de um novo ano. Com ele, nasce também a vontade em experimentar coisas diferentes e abraçar novas aventuras. Mas se, pelo contrário, deixou por fazer em 2019 muitos planos que tinha desejado, pode sempre projetá-los para este novo ano e colocá-los na lista de prioridades.

Dos mais ousados aos mais discretos, todos nós temos uma lista de coisas que gostaríamos de ir cumprindo e, a verdade, é que nem sempre arranjamos tempo, dinheiro ou a companhia certa para o fazermos dentro dos prazos que estipulamos. Mas com a chegada de um novo ano, fazemos novas promessas e voltamos ao entusiasmo inicial para as fazer acontecer.

Entre os mais pequenos pormenores e as experiências mais aventureiras, damos-lhe a conhecer algumas ideias que podem servir de inspiração para as suas novas resoluções e para fazer de 2020 um grande ano!

 

  1. Juntar-se a uma causa humanitária

 No nosso dia-a-dia de afazeres, nem sempre é fácil dedicarmos tempo a quem mais gostamos ou a quem mais precisa. No entanto, nem sempre é preciso despendermos muito do nosso tempo para oferecer a nossa ajuda certa, pois está tudo ao nosso alcance e os mais pequenos gestos podem fazer a diferença.

Unicef, Care, Save the Children ou Médicos sem Fronteiras são algumas das organizações às quais se pode juntar e oferecer o seu contributo. Com um donativo mensal ou com um apoio mais personalizado, há diversas formas de ajudar e é uma questão de ajustar tudo ao seu plano de tarefas semanal e ao seu orçamento.

No entanto, se um dos seus objetivos para 2020 é contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, este é um dos primeiros passos que poderá dar.

E, para os mais ambiciosos, existem algumas organizações internacionais às quais se poderão juntar e ajudar as populações locais naquilo em que mais precisam.

 

  1. Conhecer um continente diferente

 Viajar ajuda a quebrar a rotina e a desligar-se do trabalho, deixando as preocupações para trás. Para além de nos trazer felicidade, também nos torna mais cultos e verdadeiros storytellers.

Contudo, por diversas razões, nem sempre se torna fácil sairmos da nossa zona de conforto: ou porque este mês não temos férias ou porque as poupanças não chegam para tudo. Ou, ainda, porque estamos sempre à espera da altura certa e acabamos por continuar a adiar “aquela” viagem. Mas, com um bom planeamento, uma boa gestão de poupanças e muita força de vontade, tudo se torna mais fácil.

Se ainda não tem destino para onde ir, desafiamo-lo a conhecer um continente diferente em 2020. Ásia? América? Vá em busca de novas paisagens e gastronomias e deixe-se enriquecer pelas suas novas conquistas.

 

  1. Depender menos do “online”

 De certeza que o seu smartphone lhe diz quantas horas é que passou a mexer no ecrã ou que as suas redes sociais já lhe enviaram o alerta das horas que esteve online esta semana. A verdade, é que nem sempre é fácil desligarmo-nos da Internet ou dos dispositivos tecnológicos, ainda para mais quando precisamos deles para trabalhar.

Contudo, no próximo ano, comece por fazer um “detox digital” e deixe mais vezes o telemóvel longe de si para poder desfrutar a cem por centro do seu tempo livre com a família e amigos.

E comece por pequenos passos: tente, por exemplo, não ir para a cama com o telemóvel ou mantê-lo longe de si às refeições. Vai ver que vai começar a habituar-se a não estar tão dependente e a aproveitar o melhor do mundo “offline”.

 

  1. Ter mais tempo para relaxar

 Esta é uma das resoluções que quase parecem impossíveis de concretizar, mas também é das mais satisfatórias e das que devem ser mantidas ano após ano como uma prioridade. O “lufa-lufa” quotidiano deixa-nos muitas vezes sem tempo para nos dedicarmos a nós próprios e àqueles que mais amamos, mas tudo depende de nós e da nossa força de vontade para tentarmos contrariar esta situação.

Sabemos que é impossível parar o tempo, mas podemos sempre encontrar soluções para aproveitarmos cada segundo ao máximo – e com quem mais queremos.

Por que não ir tomar um café com amigos uma vez por semana? Ou, por exemplo, marcar um almoço de família a cada domingo? Ou, ainda mais simples, comprar comida “take-away” uma vez por semana e comê-la no sofá, ao mesmo tempo a que assiste a um filme com a sua cara-metade? São pequenos planos que fazem a diferença e ajudam-no a sentir-se mais relaxado e com um sentimento de missão cumprida ao fim-do-dia.

 

  1. Fazer uma nova formação

 Já pensou em aprender uma nova língua? Ou em fazer aquele workshop que há muito gostava de fazer? Em 2020, não deixe para trás este seu desejo e inscreva-se em novas formações, ateliers, aulas de grupo ou outros cursos para complementar a sua área de conhecimento ou então arrisque em algo completamente diferente! Porque não ter aulas de dança contemporânea? Já pensou no quão relaxante elas podem ser depois do trabalho?

 

Existem muitas ofertas a decorrer após o seu horário laboral ou ao fim-de-semana que poderá aproveitar para quebrar a rotina e aprender algo novo. E não se esqueça: após as festividades da passagem de ano começa oficialmente a época de saldos e descontos, que poderá aproveitar para poupar na sua carteira.