Uma das alturas mais divertidas e criativas do ano está a chegar. Máscaras, desfiles, serpentinas, maquilhagem arrojada… o Carnaval é feito de muita alegria, em que toda a gente sai à rua para festejar. Seja com amigos ou em família, em dias de sol ou mais nublados, esta é uma data que não deixa ninguém indiferente e onde a diversão é garantida em todas as idades.

O Carnaval traz consigo união e partilha, e faz com que as pessoas se desloquem até ao centro da vila ou cidade para assistir aos principais desfiles, compostos por principais figuras alegóricas, como é exemplo o Carnaval de Torres Vedras – que já é Património Nacional Imaterial. Porém, por todo o nosso país, existem outras grandes celebrações, como o Carnaval da Nazaré, Sesimbra, Loulé, onde toda a gente se veste a rigor e dança ao som de boa música.

No entanto, devido à preparação que exige, esta acaba também por ser uma altura muito dispendiosa, principalmente para os pais, que têm de mascarar os seus filhos, nem que seja para as festividades da escola. Na hora de comprar o melhor fato, são muitas as dúvidas que surgem: ou pelo preço elevado, pela qualidade e medidas ou ainda se é a máscara perfeita, tendo em conta os super-heróis ou outras personagens que os seus filhos adoram.

Estrelas do cinema, personagens de histórias de encantar, animais, alimentos… nesta altura, a imaginação não tem limites. Para conseguir ter a máscara perfeita para si ou para os seus filhos, sem ter de gastar muito dinheiro ou andar às voltas nas lojas, saiba como fazer melhores máscaras caseiras “DIY” e arrasar este Carnaval.

 

  1. Wally 

Tornar-se o Wally, de “Onde está o Wally?”, é mais simples do que possa pensar. Basta, em primeiro lugar, fazer uma visita ao seu armário. Procure por umas calças de ganga azul claras, uma camisola às riscas vermelha e branca e, no fim, basta arranjar um gorro com as mesmas cores. O toque final é dado pelos óculos, que podem ser feitos, em poucos minutos, com cartolina preta.

Temos a certeza que, desta vez, não vai passar despercebido!

 

  1. M&M

Para homens ou mulheres, o disfarce de M&M é uma ótima opção, pois é muito fácil de fazer e não requer grande preparação. Caso queria fazer um fato feminino, opte por utilizar uma saia ou calções verdes, acompanhado de uma t-shirt da mesma cor. Para fazer o logótipo de M&M, compre papel esponjoso e recorte as letras, colando-as de seguida na t-shirt. Para homens, o processo é o mesmo, mudando apenas a cor do M&M.

Para o toque final, basta comprar tintas faciais e pintar a cara da cor correspondente ao M&M. Se preferir, pode também utilizar umas luvas brancas e uns sapatos a condizer.

 

  1. Assaltante de bancos

 Todos nós temos uma camisola preta e branca às riscas, certo? Então, esta é a altura certa para a tirarmos do armário. Para complementar, utilize umas calças e umas luvas pretas. Depois é só dar gás à sua criatividade: para fazer a máscara, pode optar por recortá-la em cartolina ou por desenhá-la no seu rosto com um batom preto.

Quanto aos acessórios, basta apenas pegar num saco velho de pano que tenha em casa, pintar o símbolo do dinheiro ($) a preto e enchê-lo com jornais amachucados para que pareça cheio.

 

  1. Padeiro francês

 Muito simples, mas muito divertido. Este é um disfarce que provavelmente não está no “top-of-mind” da maioria das pessoas, mas que é muito fácil de fazer e demora poucos minutos. Para isso, basta apenas vestir uma camisola branca com riscas azuis, colocar um lenço vermelho ao peito e arranjar uma boina preta ou a combinar com a camisola.

Para dar um toque ainda mais realista, compre várias baguetes de pão e enrole-as em papel vegetal. E não se esqueça de desenhar no seu rosto o célebre bigode francês enrolado.

 

  1. Minions

Para todos os fãs de minions, a grande surpresa é que este não é um fato difícil de fazer e que, em poucos minutos, se podem converter nas personagens amarelas do filme “Gru: o Maldisposto”. E o que tem de fazer? Basta vestir uma camisola amarela lisa e umas jardineiras de ganga ou azuis. De seguida, pinte a cara de amarelo e faça os óculos em cartolina cinzenta. Se preferir, pode também desenhar os óculos na cara.

Caso não seja grande fã de maquilhagem, há também outras alternativas: arranje um gorro amarelo e, na parte frontal, coloque os olhos dos minions, que pode fazer em cartolina ou pintar diretamente no tecido.

Ponha o seu lado criativo em ação e não se esqueça que, o mais importante, é divertir-se ao máximo.