Agora que as férias do Carnaval estão a chegar, são muitos os pais que se vêm na árdua tarefa de encontrar soluções criativas e divertidas para entreter os seus filhos em casa. Filmes, jogos de tabuleiro, ler livros, contar anedotas… fugir às “brincadeiras” do dia-a-dia pode parecer difícil, principalmente quando se tem pouco tempo para desfrutar com os mais pequenos.

No entanto, levar os seus filhos a ajudarem em algumas tarefas simples em casa como cozinhar, pode ser uma ótima solução para os manter entretidos e para passar tempo de qualidade com eles. Este “bonding” vai ser essencial, não só porque vão sentir que estão a fazer algo importante em conjunto, mas também porque lhe vai permitir ensinar-lhes algumas das principais responsabilidades e fazer com que se sintam como verdadeiros adultos.

Por isso, tire os aventais da gaveta, prepare as colheres de pau e leve-os para a cozinha para fazer os pratos mais simples, rápidos e saborosos, que os vai deixar com o “bichinho” da culinária.

Quer saber por onde começar? Partilhamos consigo as melhores receitas para fazer com os pequenos lá de casa e convertê-los em verdadeiros chefs.

 

  1. Folhados de salchicha

Este é o aperitivo perfeito para as crianças, principalmente em festas de anos. Os folhados de salchicha já são uma tradição e, o melhor de tudo, é que são muito rápidos de confecionar. Para isso, basta ter um pacote de salchichas, um pacote de massa folhada e ovos. Depois, basta enrolar a salchicha na massa e deixar os pequenos divertirem-se com este processo, antes de levar os folhados ao forno.

Em menos de 20 minutos, terá na mesa estes folhados deliciosos que os seus filhos vão adorar.

Folhados de salchicha

 

  1. Massa com queijo

Para os mais gulosos, esta receita não só se torna muito divertida e fácil de fazer, como também vai criar água na boca aos mais pequenos. A famosa “Mac&Cheese” leva manteiga, um pouco de leite, farinha, temperos e os ingredientes principais: massa e queijo.

No final, ralem todos juntos um pouco de queijo e polvilhem em toda a massa. Os seus filhos não vão querer outra coisa nos próximos tempos!

Massa com queijo

 

  1. Queques de maçã com cenoura

Para aguçar o paladar e dar-lhes um pouco de doce, os queques de maçã com cenoura são uma ótima opção. Não só são fáceis de preparar, como são uma escolha saudável que alia a fruta e os vegetais ao sabor mais doce.

Para confecionar estes queques, basta começar por fazer dois preparados: um com farinha, açúcar, leite em pó, fermento em pó, gengibre, canela e sal; e outro com óleo vegetal, mel, ovos e um bocadinho de baunilha. Depois é só adicionar a cenoura e a maça raladas, e juntar os dois preparados, misturando bem e levando tudo de seguida ao forno. 25 minutos será o tempo ideal.

Ponha em prática esta receita depois do almoço e terá uns queques deliciosos para os seus filhos comerem ao lanche.

Queques de maçã com cenoura

 

  1. Espetadas de sanduíche

 Quem disse que as espetadas tinham de ser só de carne ou peixe? As espetadas de sanduíche são uma forma divertida dos mais novos comerem uma refeição mais variada e leve. Para além disso, esta é uma receita muito simples, rápida e económica, sem precisar de forno ou frigideira.

Arranje uns pauzinhos de espetadas e preencha-os com os mais variados alimentos cortados em cubos: pão integral, queijo, peito de peru, tomate, cogumelos e muitos outros. E, se preferir, pode fazer o mesmo com vários tipos de fruta para a sobremesa. Dê asas à sua criatividade e à dos mais pequenos.

Espetadas de sanduíche

 

  1. Salame de chocolate surpresa

Fácil de fazer, impossível de resistir. Com apenas chocolate, cacau, biscoitos, um pouco de manteiga, açúcar e doces variados (por exemplo, M&Ms ou Smarties), vai conseguir fazer este salame muito saboroso. O processo é simples e muito divertido, pois desafia os seus filhos a esmagar com um saco de plástico as bolachas, o chocolate e os doces que escolherem como complemento.

No fim, a cobertura com chocolate derretido vai deixá-los rendidos a esta receita.

Salame de chocolate surpresa

  1. Frittata de legumes

Para confecionar um prato mais saudável, que habitue, desde cedo, os seus filhos a comer regularmente legumes, esta frittata é uma ótima opção. Composta por ovo, tomilho, azeite, cebola, alcachofras, feijão, courgettes e queijo parmesão, a sua preparação à base de legumes saborosos é simples, semelhante à de uma omelete, e faz-se em menos de 30 minutos. No fim, poderá servir quente ou à temperatura ambiente, pois ambas as opções são deliciosas.

Poderá sempre trocar estes legumes por outros que os seus filhos apreciem mais, como brócolos, cenoura e feijão verde. Seja criativo em família e aproveite para diversificar a sua alimentação.

 

Frittata de legume