Achou que este dia nunca chegaria, mas aqui está ele: tornou-se o representante do seu condomínio! Mas nada tema: a Comunidade Schindler dá-lhe cinco conselhos para que prepare e gira o seu mandato como líder da comunidade de forma sensata e eficiente.

Analise o trabalho do seu antecessor

É essencial conhecer bem a situação atual do seu condomínio para poder antecipar o que é preciso fazer e onde pode triunfar! Em primeiro lugar, peça ao seu antecessor que lhe entregue toda a documentação que tenha para poder inteirar-se do trabalho que ele desenvolveu até lhe passar a pasta. Com essa documentação pode identificar os assuntos mais urgentes a tratar e prestar-lhes mais atenção, além de também poder basear-se neles para planear a sua primeira Reunião Geral Ordinária do Condomínio.

Contate o administrador do condomínio

O administrador do condomínio será o seu maior aliado uma vez que tem uma visão mais ampla dos temas relacionados com a faturação e contratação de serviços e, desta forma, poderá informá-lo e atuar em seu nome junto da comunidade sempre que necessário.

Aposte na comunicação

A chave para uma boa relação com os vizinhos é uma boa comunicação. Para conseguir feedback positivo da comunidade, tente estabelecer diálogos produtivos e evite conflitos incómodos e desnecessários. Uma boa forma de o conseguir é através da criação de uma plataforma digital onde se possam manter em contato a qualquer momento.

Tem dúvidas? Pergunte aos vizinhos

Seja para saber quem são os melhores prestadores de serviço a contratar para alguma urgência que surja ou para realizar obras e melhorar as áreas comuns, é sempre importante que aprove as ideias previamente com a Comunidade de Proprietários. O consentimento da maioria dos vizinhos nas decisões que tomar é essencial para uma presidência transparente e de sucesso.

Mostre-se sempre aberto ao diálogo cordial

Sempre que se depare com um conflito, tente mostrar-se cordial e dialogar com quem esteja implicado nele. Porém, se não conseguir resolver a questão desta forma, contate o administrador do condomínio para que ele o ajude a encontrar uma solução. Eles são os profissionais do setor e saberão dar-lhe a resposta certa.

Seguindo estes conselhos, não voltará a perguntar-se o que precisa de fazer para ser um bom presidente da sua comunidade de vizinhos.